Correio Xapuri – Edição 08

CORREIO XAPURI
Edição 08 | 19 de março de 2021

DESTAQUES DA SEMANA 
O melhor da Revista Xapuri
 13/03 a 19/03

Confere aí!

COMUNICAÇÕES: BRASIL VIA SATÉLITE

Por Jaime Sautchuk
O Amazonia 1, satélite artificial de observação da Terra inteiramente brasileiro, foi lançado com sucesso e já navega com desenvoltura no espaço. Com projeto, construção e lançamento feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão público de São José dos Campos, São Paulo, o observatório foi idealizado pelo governo brasileiro há mais de 10 anos e custou cerca de 400 milhões de dólares.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.


O lançamento de satélites é um negócio que rende bilhões de dólares por ano e é controlado por um grupo de países, sob o comando dos Estados Unidos e da Rússia, os dois mais fortes nesse campo.

QUEM VACINARÁ OS PALESTINOS?

Por Emir Sader
A vacinação, em escala mundial, se ressente das imensas desigualdades, que só aumentam com a pandemia. Mas a definição da prioridade para os trabalhadores da saúde pública e para os idosos têm permitido dar certa ordem correta no começo da vacinação, situação delicada também pela pequena quantidade de vacinas disponíveis por enquanto. Podemos ver, todos os dias, até aqui, idosos, que nunca tiveram prioridade em nada, serem os primeiros a ser vacinados.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“Quem elogia o desempenho de Israel, sem mencionar a exclusão dos palestinos, é cumplice do apartheid de que são vítimas os palestinos
.”

DE URUBU

Por Manoel de Barros
Urubus digerem e descomem em 12 minutos. E largam de ré sobre as folhas o guspe branco deles, na mais jubilosa caiação. Aqui, no fim das enchentes, urubus andam de a pé. Quase nem precisam mais de avoar. Só caminham de banda, finórios, saltando de uma para outra carniça, lampeiros. De outro modo, urubu é omnipresente. Está em qualquer árvore do mundo em que debaixo dela um bicho morre.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“Depois do banquete retornam às árvores, onde degustam, enviesam, revezam e se esvaziam – para comer de novo.”
 

RÉQUIEM PARA O CERRADO

Por Altair Sales Barbosa
O livro Réquiem para o Cerrado narra de forma simbólica a história do Cerrado, ocorrida nas últimas décadas. Nesse mundo simbólico, mas real, o Cerrado toma a configuração de um pequeno povoado, onde a felicidade e a solidariedade andam de mãos dadas, até a chegada do grande capital, que põe fim a esse sistema de vida e deixa como herança a degradação ambiental e social.

LIVES SOLIDÁRIAS

Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:

  • Segunda – 15/03 – LANÇAMENTO DO E-BOOK POR UM MUNDO SEM VENENO  (Retransmissão) – Mediada por Andrea Matos, com a participação do autor, Jaime Sautchuk, da ecologista  Elisa Wandelli e da biomédica Karen Friedrich. Veja AQUI.
  • Terça – 16/03 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS: DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO – Mediada por Lucélia Santos, com a participação do antropólogo Josimo Constant,  Embaixador para o Brasil do Global Youth Climate Pact,  Alfredo Pena-Vega (PhD), Diretor Científico do Projeto  Global Youth Climate Pact – GYCP e de  Luis Flores – Coordenador no Chile do Projeto Pacto Mundial de Jovens pelo Clima. Veja AQUI.
  • Quarta – 17/03 –  MUDANÇAS CLIMÁTICAS: DESAFIOS E AÇÕES INDÍGENAS – Mediada por Ana Paula Sabino, com a participação de Adelina Desana, Articuladora da T.I. Balaio (AM)  e de  Daniel Lopes, indigenista do Povo Arara (PA). VEJA AQUI.
  • Quinta – 18/03 –  MULHERES NEGRAS EM MOVIMENTO – Mediada por  Iêda Leal, com a participação de Berenice Darc, Secretária de Relações de Gênero  da CNTE e da psicóloga Raline Queiroz. VEJA AQUI.
  • Sexta – 19/03 –  RETRANSMISSÃO DA LIVE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO, em solidariedade à Greve Geral contra as Mudanças Climáticas. VEJA AQUI.

LEIA TAMBÉM:

LOJA SOLIDÁRIA

Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!

REVISTA XAPURI

Leia AQUI a nossa última edição

EXPEDIENTE
Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Janaína Faustino – João Victor Cieslak – Lúcia Resende – Zezé Weiss

Imagens: Amazônia 1/Reprodução/INPE – Urubu/Reprodução/YouTube – Palestina vacinada/Reprodução/RFI

×

 

Olá!

Clique em  nosso contato abaixo para conversar no WhatsApp

×