Correio Xapuri – Edição 12

Correio Xapuri - Edição 12

CORREIO XAPURI – Edição 12 | 16 de abril de 2021

DESTAQUES DA SEMANA 
O melhor da Revista Xapuri
 10/04 a 16/04

Confere aí!

Correio Xapuri – Edição 12

GOVERNO DO BRASIL NÃO QUER SABER DOS OCEANOS

Por Jaime Sautchuk
Nosso planeta está vivendo o primeiro ano da “Década dos Oceanos”, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), como parte dos debates e medidas relacionadas com o Acordo Global dos Oceanos, um tratado do qual a maioria dos países do mundo já participa. Será necessário, contudo, um compromisso real, já que entre eles há posições variadas sobre como restringir a exploração em alto-mar e proteger a biodiversidade – e o atual governo do Brasil tem se negado a participar…

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA

“O
s oceanos têm fundamental importância à manutenção da vida na Terra. Além das atividades econômicas que propiciam, contribuem com a estabilidade do clima, regulam a umidade e abrigam os principais responsáveis pela produção de oxigênio.”

QUEM MANDOU MATAR ARI URU-EU-WAU-WAU? E POR QUÊ?

Por Zezé Weiss
De 17 pra 18 de abril de 2020, a rede de um guerreiro indígena dormiu vazia na Aldeia 621 Jaikara da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau. Na manhã do dia 18, o corpo do guardião da floresta Ari Uru-Eu-Wau-Wau, 33 anos, casado, dois filhos, de 12 e 14 anos, foi encontrado sem vida, na Linha 625 do Distrito de Tarilândia, no município de Jaru, a 292 quilômetros de Porto Velho…

LEIA  AQUI A  MATÉRIA COMPLETA

Correio Xapuri - Edição 12
Mortes como a de Ari fazem parte do massacre sofrido pelas lideranças indígenas por sua luta de resistência em defesa da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau. Com seus 1.867.117 hectares, a T.I. Uru-Eu-Wau-Wau foi demarcada em 1991.

NO TEMPO DA “PANEMA”

Por Gomercindo Rodrigues
No tempo da “Panema” – Eu ainda sou do tempo da “panema”. Hoje não tem mais panema, mas também não tem mais caça. Foi assim que dona Cecília Mendes (tia de Chico Mendes, já falecida) me falou das crenças dos seringueiros quanto ao azar, ou “panema” na caçada. Para não ficar “empanemado” era necessário cumprir algumas regras fundamentais…

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA

Correio Xapuri - Edição 12
“No caso de empanemar, ou ficar com moleza na caça, o seringueiro tinha de cumprir alguns rituais para se livrar da panema.”

A VERDADE VENCERÁ

Luiz Inácio Lula da Silva
Este livro traz um depoimento revelador de um dos maiores políticos da história brasileira. Sua publicação ocorre num momento crucial da mais recente crise da democracia na nação: após assistir à perseguição movida pela operação Lava Jato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o país aguarda a decisão do Poder Judiciário sobre sua prisão.

LIVES SOLIDÁRIAS

Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:

  • Segunda – 12/04 – LIVE SOLIDÁRIA – ENTRE A FOME E O VÍRUS – Mediada por Andrea Matos, com a participação de Tatiana Sá, engenheira agrônoma, pesquisadora, e de Tarso Genro, advogado e político. Veja AQUI.
  • Terça – 13/04 – LIVE SOLIDÁRIA – RETRANSMISSÃO – COVID-19: A NOSSA SOBREVIVÊNCIA AGORA DEPENDE APENAS DE NÓS! – Mediada por Lucélia Santos, com a participação de Miguel Nicolelis, médico e cientista. Veja AQUI.
  • Quarta – 14/04 – AGRO É FOGO – Mediada por Ana Paula Sabino, com a participação de Valéria Santos, da Comissão Pastoral da Terra, de Maurício Torres, pesquisador e autor, e de  Antônio Apinajé, liderança indígena do povo Apinajé. Veja AQUI.
  • Quinta – 15/04 – ARTE NEGRA EM MOVIMENTO – Mediada por Iêda Leal, com participação de RLoco, músico rapper, escritor e especialista em Sound Design,  e de Elida Abreu, quilombola, poetisa e ativista do MNU. Veja AQUI.
  • Sexta – 16/04 – A CURA DA TERRA – Mediada por Iolanda Rocha, com a participação de Telma Taurepang, coordenadora geral da UMIAB,  e de Marcos Brasil, artista plástico. Veja AQUI.

LEIA TAMBÉM:

LOJA SOLIDÁRIA

Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!

Assinatura Solidária – 24 edições
R$270.00
Assinatura Solidária – 12 edições
R$210.00

REVISTA XAPURI

Leia AQUI a nossa última edição

EXPEDIENTE

Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Janaína Faustino – João Victor Cieslak – Lúcia Resende – Priscila Gabriela Cerri – Zezé Weiss

Imagens: Baleia / Reprodução / Made In Guarda – Ari Uru-Eu-Wau-Wau / Reprodução / Cimi – Panema / Reprodução / Freepick

×

 

Olá!

Clique em  nosso contato abaixo para conversar no WhatsApp

×