Correio Xapuri – Edição 03

CORREIO XAPURI
Edição 03 | 12 de fevereiro de 2021

DESTAQUES DA SEMANA 
O melhor da Revista Xapuri
06/02 a 12/02
Confere aí!

VACINAÇÃO

Em defesa da Soberania Nacional
Kleytton Morais nesta matéria diz que o Brasil é um país riquíssimo, e possui tecnologias e empresas públicas importantes. Já promovemos campanhas de vacinação famosas e de muito sucesso e temos o Sistema Único de Saúde SUS, o maior sistema de saúde universal do mundo. Criamos tanto a Fiocruz como o Instituto Butantan como políticas de Estado para proteção da população ainda em 1900 e 1901. Em 1927 iniciou a vacinação contra a tuberculose no Brasil com a vacina BCG, que até hoje é das primeiras a serem ministradas nos recém nascidos. Em 1942, por meio desse instrumento, erradicamos a febre amarela urbana no Brasil.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA

“Nós temos o símbolo do Zé Gotinha, criado em 1986, uma das campanhas de maior sucesso, reconhecida mundialmente, assim como o SUS. Em 1989, tivemos o último caso de pólio no Brasil”

EDUCAÇÃO SUPERIOR

O que faz no interior do país?
A Educação Superior no interior do país pode transformar a realidade, incluir grupos diversos, interiorizar o ensino, a pesquisa e a extensão, democratizar o conhecimento e desenvolver pessoas.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“A educação superior traz uma mudança de paradigma extraordinária no local, tanto nos aspectos históricos e culturais, quanto político e econômico”

MULHERES

Perpetuadoras da espécie
A mulher sempre foi vista como o receptáculo, o útero, aquela que acolhe, cuida, alimenta e procria. Ainda somos vistas como perpetuadoras da espécie humana, inferiores na intelectualidade porque ainda sujeitas aos instintos animalescos da procriação, sem que a racionalidade e anseios de vida sejam levados em conta quando o relógio biológico da procriação grita.

LEIA AQUIA MATÉRIA COMPLETA.

“Nos colocamos sempre a disposição do homem, da família, dos filhos e do trabalho, sempre em uma tentativa de entrega total e de anulação de si mesma, pois assim a mulher é vista na sociedade patriarcal”

LIVES SOLIDÁRIAS

Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:

  • Segunda – 08/02 – EM DEFESA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A VACINAÇÃO. EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL – Mediada por Andrea Matos, com a participação do presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais, e da presidenta do Cebes e pesquisadora da Fiocruz,  Lucia Souto. Veja AQUI.
  • Terça – 09/02 – O NECRODIREITO E O DESAPARECIMENTO DE CULTURAS ANCESTRAIS – Mediada por Iêda Vilas-Boas, com a participação do escritor Marconi Burum, e do escritor e cientista social, Daniel Iberê Guarany M’Bya. Veja AQUI.
  • Quarta – 10/02 – EDUCAÇÃO: UM DIREITO UNIVERSAL – Mediada por Eduardo Meirelles, com a participação do professor e  coordenador da UEG-Posse,  Ronaldo Ferreira da Silva,  e do escritor, professor e coordenador da UEG-Campos Belos, Adelino Machado. Veja AQUI.
  • Quinta – 11/02 – RESISTÊNCIA, IDENTIDADE – MNU: 43 ANOS DE LUTA CONTRA O RACISMO – Mediada por Iêda Leal,  com a participação do fundador e coordenador nacional de honra do MNU, Milton Barbosa, e do cofundador do MNU, José Adão de Oliveira. Veja AQUI.
  • Sexta – 12/02 – GOLPES, DITADURAS E RESISTÊNCIAS – Mediada por Iolanda Rocha, com a participação do jornalista e escritor, Emiliano José, e do poeta e escritor Pedro Tierra. Veja AQUI.

LEIA TAMBÉM:

LOJA SOLIDÁRIA

Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!

REVISTA XAPURI


Leia AQUI a nossa última edição

EXPEDIENTE

Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Iêda Vilas-Boas – Janaína Faustino – Zezé Weiss
Imagens: Zé Gotinha – Ministério da Saúde – Em defesa da Educação – Reprodução/Rede Brasil Atual –  Pachamama – Reprodução/Facebook 

×