CORREIO XAPURI – Edição 04

CORREIO XAPURI
Edição 04 | 19 de fevereiro de 2021

DESTAQUES DA SEMANA 
O melhor da Revista Xapuri
13/02 a 19/02
Confere aí!

CARRO PARTICULAR

Futuro congestionado

O fechamento de montadoras da filial brasileira da Ford Motor, dos Estados Unidos, não chegou a surpreender ninguém pelo lado negativo – ao contrário, pode trazer mudanças há muito esperadas no cenário urbano nacional. No País há mais de cem anos (desde 1919), a empresa representa um freio em possíveis modernizações do setor. A matéria de capa da Xapuri Socioambiental- 76 traz a temática do transporte e de sua sustentabilidade.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“Por mais que dê preferência ao automóvel, o poder público não consegue ordenar a mobilidade das pessoas”

UEG

Carta Aberta sobre o Processo Seletivo 2021/1
Essa Carta foi elaborada pelos Coordenadores de Unidades Universitárias da UEG. É de conhecimento de todos que a UEG vive seu pior momento de existência, sobre o argumento de reordenamento, redesenho ou reforma administrativa e pedagógica. Cursos estão sendo fechados, vagas de vestibular estão sendo extintas.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“o processo de exclusão social e educacional também é uma forma de matar vidas,
sonhos e esperanças e de negar o acesso amplo ao ensino superior em nosso estado”

TOCA VÓ QUIRINA

Espaço aberto para a produção agroflorestal no Cerrado
De como um sítio pequeno passou a aproveitar seu espaço para a produção comungada de várias espécies e virou espaço de pesquisas e vivências.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“A ideia da produção de alimentos pelo Sistema Agroflorestal, em pleno cerrado uruaçuense”

CAMINHANDO NA FLORESTA

Por Gomercindo Rodrigues
Um livro imperdível sobre a luta dos seringueiros do Acre nos tempos de Chico Mendes. Esta é uma oferta especial para gente como você, gente da Luta e da Resistência.

COMPRE AQUI

LIVES SOLIDÁRIAS

Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:

  • Segunda – 15/02: LANÇAMENTO DO E-BOOK CAMINHANDO NA FLORESTA – Mediada por Andrea Matos, com a  presença do autor, Gomercindo Rodrigues, e a participação especial de Ângela Mendes, do Comitê Chico Mendes. Veja AQUI.
  • Terça – 16/02:  FEMINISMO, O DIREITO DE EXISTIR –  Mediada por Iêda Vilas-Boas, com a participação de Giselle Mathias,  especialista em Direito Público, membrA da #PartidA e da ABJD,  e de  Nara Vilas Boas Bueno, feminista,  advogada e  autora do Pequeno Manual das Mulheres no Poder. Veja AQUI.
  • Quarta – 17/02: POVO XAVANTE – OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA –  Mediada por Ana Paula Sabino, com a participação de Indiana Petsirei’Ö Dumhiwe, da  Terra Indígena Parabubure, e de Lucio Wa’ane, da T.I. São Marcos. Veja AQUI.
  • Quinta – 18/02:  EDUCAÇÃO – DIREITO UNIVERSAL. A UEG QUE QUEREMOS! – Mediada por Iêda Vilas-Boas, tendo como convidados o professor  Mamede Leão,  Coordenador UEG/Pires do Rio,  e o deputado estadual  Antônio Gomide (PT-GO), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública em Goiás. A live também contou com a participação especial de Juliana Vasconcelos Braga, da ADUEG, e de  Eduardo César de Souza, aluno da UEG. Veja AQUI.
  • Sexta – 19/02: GOLPE 2016, PRISÃO DO LULA E GENOCÍDIO ATUAL – Mediada por Iolanda Rocha, com a participação do  escritor Pedro Tierra e do jornalista do Emiliano José. Veja AQUI.

LEIA TAMBÉM:

LOJA SOLIDÁRIA

Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!

REVISTA XAPURI

Leia AQUI a nossa última edição

EXPEDIENTE

Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Iêda Vilas-Boas – Janaína Faustino – Zezé Weiss
Imagens: Carros na pista/Giphy – Flor amarela/Facebook

×