Correio Xapuri – Edição 07

CORREIO XAPURI
Edição 07 | 12 de março de 2021

DESTAQUES DA SEMANA 
O melhor da Revista Xapuri
 06/03 a 12/03
Confere aí!

ECOFEMINISMO

O equilíbrio de que o mundo precisa
O termo Ecofeminismo surgiu pela primeira vez na França com a feminista francesa Françoise D’Eaubonne para explicar como a luta das mulheres estava relacionada com as lutas pela preservação da natureza e por um mundo sustentável para todos e todas. É fundamental entender que a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres deve estar em consonância com a defesa da natureza e a sua preservação.

LEIA AQUIMATÉRIA COMPLETA.


O Ecofeminismo alicerça-se na busca do equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

LULA

Um discurso para a História
Lula lavou a alma do Brasil com um discurso memorável neste 10 de março de 2021, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DO DISCURSO DE LULA.

“O ex-presidente falou por mais de uma hora em São Bernardo do Campo (SP) e respondeu a questionamentos da imprensa.”

LENDA DO PEQUI

O fruto do amor de Tainá-Racan e Maluá
Conta uma lenda indígena que Tainá-Racan era uma linda índia da Amazônia brasileira. Tinha os olhos cor de noite estrelada e seus cabelos eram como fios de seda negra. O andar, elegante como o de uma deusa passeando por entre as flores.

LEIA AQUIA MATÉRIA COMPLETA.

“A ressurreição completa só aconteceu com a ajuda de um lambedor de “cupim vivo”, receita acreana contra pneumonia que eu desconhecia.”

RÉQUIEM PARA O CERRADO

RÉQUIEM PARA O CERRADO

O livro Réquiem para o Cerrado narra de forma simbólica a história do Cerrado, ocorrida nas últimas décadas. Nesse mundo simbólico, mas real, o Cerrado toma a configuração de um pequeno povoado, onde a felicidade e a solidariedade andam de mãos dadas, até a chegada do grande capital, que põe fim a esse sistema de vida e deixa como herança a degradação ambiental e social.

LIVES SOLIDÁRIAS

Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:

  1. Segunda – 08/03 – LIVE SOLIDÁRIA – RETRANSMISSÃO – LANÇAMENTO DO E-BOOK CAMINHANDO NA FLORESTA – Mediada por Andrea Matos, com a participação de Angela Mendes, do Comitê Chico Mendes e de Oscar Bruna-Romero, professor da UFSC. Veja AQUI.
  2. Terça – 09/03 – LIVE SOLIDÁRIA – RACIONALIDADES LIBERAIS VERSUS GENEROSIDADES CIVILIZATÓRIAS – Mediada por Marconi Burum, com a participação de Ronivaldo Rego,  professor, pedagogo,  filósofo e Mestre em História e de Frei Carlos Alves, teólogo e filósofo da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Veja AQUI.
  3. Quarta – 10/03 – LIVE SOLIDÁRIA – A SAGA DO POVO ARARA: 34 ANOS DE CONTATO, 34 ANOS DE DESTRUIÇÃO –  Mediada por Ana Paula Sabino,  com participação de  Mobu Odo Arara, Cacique do Povo Arara da T.I. Cachoeira Seca (PA),  de Daniel Lopes, indigenista e antropólogo do Povo Arara e do indigenista e sertanista  Sidney Possuello. Veja AQUI.
  4. Quinta – 11/03 – LIVE SOLIDÁRIA – MULHERES NEGRAS NO PODER – Mediada por Iêda Leal, com a participação de Denise Romano, Coordenadora-Geral do Sind-UTE/MG e de Anatalina  Lourenço,  Secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT. Veja AQUI.
  5. Sexta – 12/03 – LIVE SOLIDÁRIA – AÇÃO PENAL 470: DO MENSALÃO À LAVA JATO – Mediada por Iolanda Rocha, com a participação do advogado Paulo Borges,  membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD e de Henrique Pizzolato,  bancário aposentado. Veja AQUI.

LEIA TAMBÉM:

LOJA SOLIDÁRIA

Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!

Assinatura Solidária – 24 edições
R$270.00
Assinatura Solidária – 12 edições
R$210.00

REVISTA XAPURI

Leia AQUI a nossa última edição

EXPEDIENTE
Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Janaína Faustino – João Victor Cieslak – Lúcia Resende – Zezé Weiss

Imagens: Ecofeminismo/Reprodução/Autossustentável – Lula/Ricardo Stuckert – Pequi/Canal Rural

Veja esta newsletter em seu navegador

×
%d blogueiros gostam disto: