CORREIO XAPURI – Edição 6

CORREIO XAPURI
Edição 06 | 05 de março de 2021

DESTAQUES DA SEMANA 
O melhor da Revista Xapuri
 27/02 a 05/03
Confere aí!

O POVO ARARA

E a luta pela preservação da terra indígena mais desmatada do Brasil
A decisão de abril de 2016 que determinou a homologação e demarcação da Terra Indígena Cachoeira Seca, no oeste do Pará, beneficiou com posse permanente e usufruto exclusivo os Arara, povo de recente contato.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“A luta do povo Arara pela preservação da Terra Indígena Cachoeira Seca, a mais desmatada do Brasil.”

ROSILENE CORRÊA

Mestra de tanta luta
Ser filha de fazendeiro rico no interior é esperança de vida boa, de muita prosperidade. Com a professora Rosilene Corrêa Lima foi assim, no começo. Ela nasceu na pequena Petrolina de Goiás, a 50 km da capital, Goiânia, área nobre da agropecuária do estado, onde seu pai era um dos maiores fazendeiros, na década de 1960.

LEIA AQUI MATÉRIA COMPLETA.

“A história de vida e militância de Rosilene Corrêa pode ser traduzida em duas palavras fortes: Luta e Resistência.”

COM CUPIM E COM AFETO

Por Elson Martins
É possível a cura de uma broncopneumonia com cupim e com afeto, usando um lambedor de cupim vivo, ciência da medicina natural e tradicional das florestas do Acre? O jornalista e escritor Elson Martins diz que sim!

LEIA AQUIA MATÉRIA COMPLETA.

“A ressurreição completa só aconteceu com a ajuda de um lambedor de “cupim vivo”, receita acreana contra pneumonia que eu desconhecia.”

CAMINHANDO NA FLORESTA

Por Gomercindo Rodrigues
Um livro imperdível sobre a luta dos seringueiros do Acre nos tempos de Chico Mendes. Esta é uma oferta especial para gente como você, gente da Luta e da Resistência.

LIVES SOLIDÁRIAS

Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:

  • Segunda – 01/03 – LIVE SOLIDÁRIA – VACINAS: BRASIL PERDE O BONDE DA HISTÓRIA – RETRANSMISSÃO – Mediada por Andrea Matos, com a participação de Jaime Sautchuk, jornalista e de Oscar Bruna-Romero, professor da UFSC. Veja AQUI.
  • Terça – 02/03 – LIVE SOLIDÁRIA – JUVENTUDE EM AÇÃO – Mediada por Duda Meirelles, com a participação de Arthur Wentz, escritor, poeta, estudante do IFG e de Safira Rodrigues, quilombola Kalunga e estudante. Veja AQUI.
  • Quarta – 03/03 – LIVE SOLIDÁRIA – POVOS DA FLORESTA: LUTA E RESISTÊNCIA NO PARÁ, Media da por Ana Paula Sabino e com participação do Deputado Federal (PT/PA) Airton Faleiro, coordenador Fórum da Amazônia e da Puyr Tembé, presidenta de Federação dos Povos Indígenas do Pará. Veja AQUI.
  • Quinta – 04/03 – LIVE SOLIDÁRIA – MULHERES NEGRAS EM MOVIMENTO- Mediada por Iêda Leal, com a participação de Neon Cunha – Mulher Negra Transgênera, publicitária e de Raquel Eshilley, Mulher Negra Transgênera e estudante Serviço Social. Veja AQUI.
  • Sexta – 05/03 – LIVE SOLIDÁRIA – A SAÍDA É TRIBUTAR OS SUPER RICOS – Mediada por Iolanda Rocha, com a participação de Jacy Afonso, presidente do PT/DF e de Maria Regina Paiva Duarte, presidenta do Instituto Justiça Fiscal. Veja AQUI.

LEIA TAMBÉM:

LOJA SOLIDÁRIA

Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!

Assinatura Solidária – 24 edições
R$270.00

REVISTA XAPURI

Leia AQUI a nossa última edição

EXPEDIENTE

Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Janaína Faustino – Zezé Weiss

Imagens: Criança Indígena/Jurema Rodrigues/Pinterest – Rosilene Corrêa/Acervo Pessoal – Elson Martins/Varadouro

×